Arrumar X Organizar

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O que faz uma Personal Organizer

Olá!

Nesta matéria irei abordar sobre a atuação da Personal Organizer: O que faz e onde atua a Personal Organizer? Como contratar uma profissional? Como funcionam os serviços? Quanto custa? Diferenças entre Faxineira x Arrumadeira x Personal Organizer. Diferenças entre arrumar e organizar. Benefícios da Organização.

Personal Organizer

Vamos começar pelo nome que a profissional que atua com organização pode receber: usualmente você vai ouvir falar em Personal Organizer, termo em inglês que significa Organizador Pessoal. No Brasil também usamos o termo Organizador Profissional, Profissional de Organização e Consultora em Organização ou simplesmente: PO, como costumamos nos referenciar a todas as colegas de trabalho. 

PO = Personal Organizer

A PO é uma profissional capacitada tecnicamente e especializada em organizar ambientes, sejam residenciais ou corporativos. Uma boa definição é: O Profissional de Organização é aquele que cria condições para uma vida melhor, é um especialista em colocar objetos e tudo que envolva sua vida em ordem, minimizando o tempo e o estresse que a desorganização pode trazer. Ele ajuda na otimização de espaços, encontrando soluções que tragam benefícios para residências e empresas. Entendendo a vida e a rotina dos clientes, o Profissional de Organização ajuda a todos a planejar melhor o dia a dia, sempre visando o bem estar aliado a funcionalidade e praticidade.

Vale ressaltar que o profissional de organização sempre irá trabalhar pautado em um projeto personalizado, daí o nome Personal Organizer.

A Personal Organizer não é uma arrumadeira e nem uma faxineira. A atuação dessas profissionais é bem distinta, como você pode ver a seguir:

Faxineira: responsável pela limpeza pesada, as vezes também passa roupas, depende do contrato.

Arrumadeira/Diarista/Empregada doméstica: limpa, arruma, cozinha e passa roupas.

Personal Organizer: como mencionei anteriormente, a Personal Organizer é uma profissional capacitada que através de técnicas e processos irá identificar o motivo que gera a bagunça, entender a rotina da casa, estudar o cenário de forma personalizada, desenvolver uma metodologia e através de soluções personalizadas propor a transformação no local e na vida das pessoas.

Seguindo esse raciocínio vale a pena falar sobre a diferença entre arrumar e organizar.

Organizar é muito diferente de arrumar!

Arrumar é eliminar temporariamente a bagunça fazendo as coisas caberem em algum lugar, tirando do meio.

Deixar o espaço agradável aos olhos, sem se importar com a lógica e funcionalidade.

Organizar é eliminar definitivamente a bagunça identificando o motivo pelo qual a bagunça se instalou, trazer a lógica e racionalidade de volta ao ambiente, tornando-o funcional, prático e personalizado.

A organização tem efeito duradouro, pois após a implantação de soluções personalizadas o que você deverá fazer é manter a rotina de devolver todas as coisas no seu respectivo local. O que não ocorre com a arrumação, pois as coisas voltam para qualquer lugar, deixando assim a bagunça se instalar novamente.

Benefícios da organização

A organização traz muitos benefícios, os mais sentidos pelas nossas clientes:

Ganho de tempo, pois você não passa mais horas buscando aquele objeto que não sabe onde colocou, você simplesmente vai até o “endereço” dele e o encontra.

Qualidade de vida, pois você consegue eliminar o stress e desconforto que a bagunça gera.

Economia, pois você não gasta mais dinheiro comprando o que já tem em casa, tudo que você tem está a seu alcance no momento necessário.

Espaço, porque você aprende a otimizar espaço e a utilizar corretamente os objetos, deixando tudo mais visível e prático.

Onde e como atua a Personal Organizer:

São muitas as áreas e possibilidades de atuação:

Organização residencial, que inclui todos os ambientes da casa (organização de armários, roupas, cozinha, despensa, lavandeira, documentos, coleções e treinamento de funcionários) Organização corporativa, compreende desde organização de arquivos e documentos até rotinas de trabalho e utilização de ferramentas e aplicativos.

Organização de mudanças, desde a pré mudança (separação, embalagem e acompanhamento do transporte) até a pós mudança que compreende o recebimento das caixas vindas do transporte, alocação nos locais corretos dentro da nova residência e organização para todos os ambientes.

• Organização digital.

• Organização de malas.

• Organização para noivos e recém-casados.

• Organização para gestantes e recém-nascidos.

• Organização e bem-estar para idosos.

• Organização pós-luto.

• Gestão de tempo e produtividade.

• Consultoria e Treinamento.

• Palestras e Workshops.

 Contratando uma PO:

No momento de contratar uma Personal Organizer sempre se atente a quais metodologias ela pode oferecer e, principalmente, se é certificada por uma escola reconhecida.

 

A profissional só poderá atuar satisfatoriamente se possuir técnicas e estiver capacitada a propor soluções práticas e funcionais.

Dê preferência a profissionais associadas a ANPOP (associação nacional de profissionais de organização e produtividade) que é uma entidade que apoia todos os profissionais de organização do Brasil e também nos ajuda na busca do reconhecimento da profissão.

Como vocês podem notar, a atuação da Personal Organizer é bem vasta e cada profissional acaba se especializando em uma área específica.

Como funcionam os serviços

Agora que você sabe o que faz uma Personal Organizer está na hora de entender como será o processo de contratação de serviços.

Tudo se inicia com uma visita técnica, tão logo você identifique a necessidade de organização em sua residência ou empresa. Na visita técnica iremos conversar sobre a rotina e hábitos, necessidades e preferências, estilo de vida e atividades do dia a dia. 

Após a visita técnica iremos montar uma proposta baseada nas necessidades de cada cliente, visto que cada residência ou empresa tem suas particularidades. Esta proposta deve conter de forma detalhada o cenário atual, solução proposta, escopo definido para o projeto de organização, metodologia a ser aplicada, valores e tempo de duração. A cliente recebe a proposta, avalia, tira eventuais dúvidas e alinhamos a agenda para iniciar o projeto de organização. Durante o processo de organização a cliente deverá estar presente ao menos no inicio e fim, para a execução de importantes fases do projeto. Durante o projeto de organização a PO irá revisar item a item, avaliando o que deve ser guardado ou não e onde irá preparar os locais específicos para isso, categorizar, identificar e organizar tudo de forma clara, fácil e prática. Ao final do projeto de organização iremos te orientar em relação a manutenção da organização.

Valores

Como já mencionado nesta matéria, cada projeto é personalizado, por esse motivo não há um valor padrão e único para todos os projetos de organização. Digamos que cada caso é um caso, pois cada residência ou empresa terá necessidades diferentes e, portanto, projetos diferentes que serão entregues em tempos diferentes e em algumas vezes, com a necessidade de formarmos equipes de profissionais de organização. Por exemplo, podemos ter uma organização residencial de closet que leva dois dias e atendida por uma única PO, enquanto em uma mudança residencial iremos atender em 10 dias com 4 profissionais. O importante para o tema preço é entender e saber valorizar o que a profissional de organização está propondo e pode realmente te oferecer. Contar com um Personal Organizer é investimento, e não despesa! Porque só um profissional devidamente capacitado e preparado pode utilizar técnicas adequadas e implantar soluções verdadeiras.

Mensagem final

Organização é um processo, não um estado alcançado em um dia. Um Organizador Profissional pode ajudá-lo a criar um sistema de organização em alguns dias. Depois disso, o desafio é continuar a mantê-lo e trabalhar com ele um dia de cada vez. A boa notícia é que, uma vez que você aprenda bons sistemas, hábitos e ferramentas, a mudança torna-se mais fácil.

Na matéria desse mês tivemos a contribuição da Personal Organizer Patricia Peixoto do Atelier de Organização, empresa especializada em organização de ambientes, mudanças residenciais, consultoria e treinamento.

Dicas:

Você sabia que quase sempre 80% da bagunça é causada pela falta de organização e não pela falta de espaço?

E você pode começar a praticar a organização aos poucos, fazendo disso um hábito!

Tente praticar iniciando o processo por uma gaveta. Comece eliminando o que você não usa mais. Pratique o desapego doando ou ate mesmo vendendo objetos em bom estado de uso, mas que na sua casa já não tem mais serventia. Em seguida categorize os objetos. O que é categorizar? Eleger a função de cada objeto, por exemplo, se você começou pelas gavetas dos armários do banheiro deve separar os itens por tipos: cabelo, dental, maquiagem, banho, etc. Daí você deverá encontrar um local apropriado para cada categoria. Você pode utilizar divisórias de gavetas ou ate mesmo pequenas caixinhas onde caibam esses itens e você poderá encontra-los sempre em ordem e no local correto. Após utiliza-los pratique o hábito de retorná-los ao local correto de origem, dessa forma na próxima vez, tudo estará no local correto e você não perderá mais tempo buscando aquele objeto que antes estava perdido.

Organização não é mágica, mas sim mudança de hábitos! Pratique e verá sua vida se transformar!